top of page

Carbonara sem natas

  • Foto do escritor: Patrick
    Patrick
  • 25 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Aqui em casa, somos apreciadores de comida italiana e se não fosse a quantidade de calorias, comeríamos massas e pizzas todos os dias ( mas não trocamos o cozido à Portuguesa por nada!).  

Hoje tive algum tempo livre e decidi fazer um almoço mais elaborado e saboroso para mim mas que ao mesmo tempo não demorasse muito tempo a confecionar - eis que surge a ideia de fazer uma bela Carbonara

A receita que a maioria das pessoas conhece não é de todo a original já que as natas não entram na real carbonara e posto isto, hoje apresento-vos esta maravilha feita da forma mais fiel as suas origens: Com o molho italiano à base de ovo,  leite e queijo em  pó. 

O truque desta receita são sem duvida os ingredientes utilizados porque eu já havia feito com natas, com fiambre, com queijo ralado, com cogumelos de lata , etc - basicamente fiz da forma que geralmente todos conhecem- mas desta vez digo-vos: Estava extremamente saborosa e sem comparação possível a todas as que já comi na minha vida: A melhor Carbonara é sem dúvida aquela que faço em casa.

É importante utilizarem um bacon que contenha alguma gordura para que confira um sabor mais apurado a toda esta receita e foi por isso que utilizei as Tiritas de bacon da primor Charcutaria - tiras finas e de excelente qualidade, permitiram que obtivesse uma receita muito equilibrada em termos de sabor. 

O queijo parmesão é dos elementos mais importantes senão o mais importante nesta receita -tem de ser parmesão em pó já que com outro queijo não irá funcionar nem ficar tão cremoso.

Repliquem nas vossas cozinhas e surpreendam as pessoas que mais gostam com uma receita simples , rápida e prática sem abdicarem do sabor.




Ingredientes para três pessoas:

450g de taglietelle 300g de bacon ( às tiras retangulares finas) - eu utilizei 3 embalagens de ''Bacon tiritas'' da Primor charcutaria com 120g cada. 

150g de queijo parmesão ralado 

1 folha de louro1 dente de alho picado

1 chávena e meia de leite meio gordo1 colher de café de pimenta preta 

1 gema tamanho M


Preparação: 

1.  Coza a massa até ficar al dente. 

2.  Entretanto, numa frigideira coloque o bacon às tiras finas, a folha de louro e o dente de alho picado, deixando-os a refugar na gordura do bacon ( não é necessário utilizar azeite ), até que o bacon esteja tostadinho. 

3.  Escorra a massa e reserve meia chávena da água da cozedura. 

4.  Num tacho coloque o leite, a pimenta branca, uma pitada de sal e a gema: Envolva tudo até obter um líquido homogéneo amarelado. 

Depois adicione a água da cozedura da massa (ainda morna) e misture tudo novamente. Por fim adicione o queijo parmesão. 

5.  Coloque a massa escorrida na frigideira, envolva-a no bacon e regue tudo com o molho obtido no ponto 4 : !É importante misturar muito bem a massa e o molho , fora do lume com a frigideira ainda quente , mexendo sempre para que o ovo não coza; É necessário comer de imediato. 


Comments


bottom of page