Bolo de cenoura e noz
- Patrick
- 29 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Dezembro.
O tão aguardado mês para muitas pessoas está, com toda a sua magia, novamente de regresso. Considero que para mim é o mês de reflexão, de olhar para o percurso que fiz no decorrer deste ano e de traçar novos objetivos para o ano seguinte, sem descorando as festas que também se aproximam.
No fim de semana passado fiz a minha árvore de Natal e, como é sempre habitual, decidi fazer um bolo para me aconchegar nesta época tão quente em sentimentos.
Se existe bolo que me conquiste na primeira dentada é o bolo de cenoura e noz - receita que me acompanha há uns bons anos e que nunca desilude.
Um bolo húmido & fofo, reune sabores que casam na perfeição e fazem jus a esta época em que o ingrediente principal é o calor da família - imperdível.

Ingredientes:
350g de cenoura ralada
5 ovos médios
300ml de óleo vegetal
100g de açúcar branco
150g de açúcar em pó
400g de farinha de trigo sem fermento (t55)
20g de fermento
1 chávena de chá de miolo de noz
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de iogurte natural
Para a cobertura:
4 claras
350g de açúcar em pó
Sumo de meio limão

Preparação:
1. Separe as gemas e claras. Reserve as claras.
2. Numa liquidificadora , coloque as gemas, os açúcares , o óleo , a cenoura ralada, a canela em pó e o miolo de noz - triture tudo até que fique um creme amarelado.
3. Bata as claras até que fiquem firmes e sólidas.
4. Num tacho, coloque o creme obtido no ponto 2 e com a ajuda de uma batedeira, adicione aos poucos a farinha e o fermento peneirados , e misture tudo até ficar com uma massa espessa.
5. Com cuidado , incorpore as claras em castelo à massa do ponto anterior, até obter uma massa volumosa.
6. Unte a forma com manteiga e peneire um pouco de farinha, verta a massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.
Cobertura:
Num recipiente, coloque as claras, o sumo de limão e uma colher de chá de açúcar em pó - com um garfo, misture ate que obtenha um liquido branco e homogéneo.
Adicione o restante açúcar em pó, de colher em colher, mexendo bem entre adições.
A cobertura estará no ponto, quando deixar de sentir ''areias'' do açúcar.
Verta por cima do bolo.

Comments